Blog
Tem novidade muito boa por aqui! Fomos convidados a fazer parte do Comitê Jovem Aprendiz, uma iniciativa que está dando o que falar no Universo da Aprendizagem. Esse Comitê tem a intenção de revolucionar o olhar de todos para a Lei de Aprendizagem e promover debates e diálogos entre parceiros, empresas, ONGs, escolas e representantes do poder público e judiciário. Vai, ainda, discutir novas ações e diretrizes para a Aprendizagem no Brasil. Nossa alegria e satisfação em poder participar ativamente de uma iniciativa coletiva nacional pela Aprendizagem é imensurável! E vamos te contar tudo agora!
O Comitê Jovem Aprendiz foi idealizado por Luiza Trajano, a presidente do conselho de administração do Magazine Luiza. O objetivo é avaliar, debater e propor políticas públicas para atualização, modernização e desburocratização da Lei de Aprendizagem. E também promover um novo olhar, mais social e empático, para o verdadeiro significado do Programa de Aprendizagem: a inclusão social de jovens, em situação de vulnerabilidade e risco social, através da educação, capacitação profissional e da contratação para o mercado de trabalho.
Luiza Trajano está à frente do Magazine Luiza há mais de 20 anos e, atualmente, optou por se dedicar à Lei de Aprendizagem e aprofundar seu olhar para o Programa Jovem Aprendiz dentro de sua própria empresa. Essa nova perspectiva fez com que Luiza percebesse a importância e o poder de transformação do Programa na vida dos jovens. Por isso resolveu empenhar-se na criação do Comitê Jovem Aprendiz: um movimento, organizado com frentes de trabalho, de atuação direta no planejamento de estratégias para mudar o cenário do país, com foco no acesso do jovem ao mercado de trabalho de forma assertiva e que também proporcione desenvolvimento pessoal e profissional.
Essa iniciativa tem como missão ir além da formalização burocrática da Lei de Aprendizagem. Luiza Trajano quer chegar aos corações das pessoas, e portanto é preciso que todos possam perceber que esse Programa vai muito além do cumprimento de cotas e legislação. Essa é uma ação social efetiva de transformação pela inclusão do jovem no mercado no trabalho e pela educação dos mais vulneráveis.
O primeiro encontro do Comitê se deu dia 27 de fevereiro de 2019, e teve como tema: O jovem brasileiro e o mercado de trabalho. Algumas perguntas foram cruciais para o alinhamento das futuras ações do Comitê, são elas:
Com todo o conhecimento resultante das discussões e debates desse primeiro encontro, foram estabelecidas estratégias de atuação, como por exemplo:
A partir desses encontros e formulações de estratégias de ação, chegamos, coletivamente, ao lema principal do Comitê Jovem Aprendiz: Criar frentes que possibilitem aos jovens transformarem suas realidades, reduzindo a vulnerabilidade, oferecendo possibilidade de escolha, ensinando um ofício e devolvendo o sonho!
Nós da RENAPSI não nos cansamos de apresentar aqui a importância do nosso Programa de Aprendizagem para os jovens brasileiros. Pode até soar um pouco clichê, mas acreditamos (e temos várias provas disso) que a união faz sim a força. A sua colaboração no compartilhamento e replicação dessa tecnologia social também impacta a vida de muitos aprendizes e suas famílias em todo o Brasil. Quanto mais pessoas se engajarem pela Aprendizagem mais jovens serão beneficiados pelo Programa!
Junto com o Comitê Jovem Aprendiz, estamos expandindo nosso propósito emissão, agindo na transformação social pelo trabalho e pela educação, ou seja, na transformação para um futuro melhor para todos!
O que achou dessa iniciativa? Nós estamos muito animados com o ano que ainda nem começou e já chega com essa novidade. Para saber mais sobre Programa de Aprendizagem e ser parte desse movimento com um Jovem Aprendiz na sua empresa, fale com um de nossos consultores. Temos o maior prazer de replicar o que fazemos por aqui há 27 anos!
Copyright © Demà Jovem by Renapsi - 2024. Todos os direitos reservados. CNPJ: 37.381.902/0001-25.