Compliance
Em razão de nossa missão institucional, nos relacionamos permanentemente com o poder público (na execução de políticas públicas juvenis ligadas à qualificação para o trabalho e à geração de cidadania) e com empresas privadas (que têm o dever legal de cumprir a cota de aprendizagem, preconizada pela Lei no 10.097/2000). Somos uma instituição de assistência social que defende, estimula e promove a aprendizagem como forma de política pública destinada à inclusão social e à promoção da integração ao mundo do trabalho, voltada para a adolescência e a juventude.
Por meio da aprendizagem, atendemos ao jovem em situação de vulnerabilidade social, resgatando seus vínculos familiares e comunitários e empoderando-o como cidadão.
Deste modo, colaboramos para a diminuição dos índices de envolvimento de jovens com a prostituição, as drogas e a delinquência nas regiões metropolitanas.
Para trazer mais transparência e atender valores como ética e responsabilidade social, desenvolvemos um Programa de Integridade, também chamado de Compliance. O programa é composto por um conjunto de políticas, normas e procedimentos voltados para a prevenção, monitoramento, detecção e resposta em relação aos atos lesivos previstos na Lei 12.846/2013, o seu Decreto Regulamentador 8.420/15, e nas legislações estaduais correlatas.
Em uma perspectiva didática, Compliance significa estar absolutamente em linha com normas, controles internos e externos, além de todas as políticas e diretrizes estabelecidas para um negócio/atividade. Esse Programa de Integridade assegura que toda a instituição está cumprindo à risca todas as imposições dos órgãos de regulamentação, dentro de todos os padrões exigidos para seu segmento de atuação. E isso vale para as esferas trabalhista, fiscal, contábil, financeira, ambiental, jurídica, previdenciária, ética, entre outras.
Objetivos do programa
Analisar meticulosamente os riscos das atividades
Gerenciar os controles internos
Desenvolver projetos de melhoria contínua e adequação às normas que regem a atividade da Instituição
Analisar e prevenir de fraudes
Monitoramento, junto aos responsáveis pela TI, no que se refere às medidas adotadas na área de segurança da informação
Realização de auditorias periódicas
Gerenciar e rever as políticas de gestão de pessoas, juntamente com os responsáveis pela área de Gestão de Capital Humano
Trabalhar na elaboração de manuais de conduta e desenvolver planos de disseminação do compliance na cultura organizacional
Fiscalização da conformidade contábil de acordo com as normas internacionais
Interpretar leis e adequá-las ao universo da Instituição
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