Blog

Últimas notícias

Campanha Setembro Amarelo 2022

No Brasil, teve início em 2015, mas sua origem vem de 21 anos antes, em 1994, nos Estados Unidos quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, tirou sua própria vida. 

Em 2022, completamos 30 anos de história!

É emocionante olhar para trás e ver como crescemos e amadurecemos. Foram tantos desafios superados, sonhos realizados, milhares de jovens impactados.

O que você precisa saber sobre o sistema político antes de votar

Quando falamos de política, logo nos vem à mente imagem de homens de meia idade engravatados dentro de um plenário. Algumas pessoas tratam a política como algo bem distante de nós, mas não é. Vamos entender um pouco mais sobre esse assunto? 

Política não se resume apenas em votar ou em campanhas eleitorais. Ela está presente em todas as áreas da nossa vida pessoal, profissional e em comunidade. A consciência política pode realmente transformar a realidade de todo um país.  

Conhecer nosso sistema político não é uma missão fácil, a gente sabe. Nossa república tem várias leis, órgãos e cargos eleitorais e tudo isso pode ser muito confuso. Para te ajudar a entender essas informações preparamos esse post. 

Nosso objetivo com esse post é trazer um pouco mais de conhecimento para você que nos lê sobre a importância da política na vida de cada um de nós e assim ajudar a exercer o seu papel de cidadão. É assim que fazemos a nossa parte na democracia para podermos realmente construir um futuro melhor e mais justo. 

Pronto para saber tudo que precisa antes de votar? 

Bora lá! 

Existe ética na política? 

Senta que lá vem história! Continue lendo porque é muito legal sabermos contextualizar assuntos que fazem parte da nossa vida. O conceito de ética surgiu na Grécia antiga, com Platão e Aristóteles. Para eles, a ética é uma condição necessária para que o indivíduo se realize e somente na vida em comunidade que o indivíduo pode encontrar a razão e ser feliz.  

Os gregos não separavam a ética da política, as duas faziam parte da busca pela felicidade. Assim como não podemos separar a ética da transparência.  

A transparência na política é o que possibilita a sociedade fiscalizar seus representantes eleitos e é ela que permite a verdadeira participação popular na tomada de decisões dentro de um país. 

Não dá para afirmar que existe ética na política, mas deveria, concorda? Se você acha que a ética é um valor importante na política, então que tal votar conscientemente. 

Mas, afinal, o que é o voto consciente? 

Voto consciente: o que é isso e por quê estar consciente? 

Você já deve ter escutado de alguém para “votar conscientemente”. Mas o que isso significa e como realizar um “voto consciente”? 

Votar com consciência significa ser um cidadão ético e responsável.  

Para ser um cidadão não devemos apenas buscar por direitos, mas também temos que exercer nossos deveres e responsabilidade social. 

A responsabilidade social está conectada à ética. Sim, ser responsável é ser ético ao demonstrar suas convicções, condutas e posicionamentos. 

Para votar conscientemente você deve pensar no amanhã, nas gerações futuras e naquilo que elas vão herdar como resultado da nossa escolha hoje. 

Você também vai precisar conhecer o funcionamento do processo eleitoral brasileiro, entender o sistema em que os candidatos são eleitos, e se informar a respeito do partido político em que seu candidato está filiado, porque a ideologia partidária controla muito o que um político pode ou não fazer durante o seu mandato. 

Além de fazer aquilo que é obvio, mas muito necessário, pesquisar cada candidato e ver quais as suas propostas. E só votar naquele que tem os mesmos interesses e defende as mesmas pautas que você. 

Também fique atento a campanha de cada candidato. Aqueles que forem imorais durante a disputa eleitoral certamente vão continuar sendo se forem eleitos. 

Não esqueça em quem vai votar nessas eleições, fique atento em suas ações durante todo o seu mandato e cobre para que ele cumpra suas propostas de campanha. Ele é seu representante nos órgãos políticos e deve defender os seus interesses. 

Para chegar a uma mudança efetiva, que gere benefícios para toda sociedade, é necessário agir coerentemente e fazer seu dever como cidadão.  

E para isso, seria legal que você conhecesse um pouco sobre a nossa democracia. 

Como a Democracia funciona?  

Para entender de vez como a nossa democracia funciona, em primeiro lugar, devemos saber que somos uma república federativa, onde cada estado (unidade federativa) tem sua autonomia para decidir como usar seus recursos, mas deve seguir a constituição e o governo federal para ir de acordo com as leis.  

Dentro do nosso sistema político, temos a tripartição dos poderes, ou seja, três esferas públicas. 

Os Três Poderes 

Você conhece os três poderes em que nossa democracia é dividida? Sim? Mas sabe o que cada um faz? Não? 

Calma que a gente te explica. 

Esse post do Instagram resume bem e de forma fácil toda a complexidade do assunto. 

Vamos entender de vez o que o executivo, legislativo e judiciário fazem? 

Quem faz o que no sistema democrático?

O post abaixo explica muito bem quem faz o quê na democracia brasileira.

Tá bom, agora você conhece todos os poderes e cargos eleitorais. Mas realmente vale a pena todo o esforço para entender a política. Ela tem mesmo essa importância em nossas vidas? 

A política realmente influencia nossas vidas? 

A política está relacionada com o público, vida em comunidade, regras, leis e normas de conduta. Ela não é um instrumento exclusivo de políticos e está presente em TODOS os temas da nossa vida. A política define a maior parte do nosso dia-a-dia.  

Como o que almoçamos hoje ou vamos jantar amanhã. O nosso poder de compra depende da economia que está relacionada diretamente com a política. A própria oportunidade de planejarmos nossa vida e sermos livres para fazer o que queremos depende de fatores políticos. Tudo o que fazemos ou deixamos de fazer se torna um ato político. 

Por isso, é fundamental tentarmos exercer a nossa cidadania como pudermos, estudar e participar da política em diferentes esferas, seja no condomínio, no trabalho, na escola, na nossa cidade, estado ou país.  

A política é um instrumento de mudança social é por meio dela que conseguiremos um amanhã melhor para o nosso país.  

Nessas eleições te convidamos a votar com ética, transparência e responsabilidade. O futuro de todo um país está nas nossas mãos.  

Fique por dentro dos nossos boletins mensais. Assine nossa newsletter.

Empresas parceiras








Reconhecida por:

Siga-nos:

© Renapsi - Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração. Leia nossa política de privacidade. Leia nosso manifesto LGPD.