Blog
Desde que fomos escolhidos pelo Comitê Olímpico Internacional e pela Fundação SES para desenvolver no Brasil a estratégia Olympísm365: Esporte, Educação e Meios de vida, aprendemos que o esporte é uma das melhores formas de fazer novas amizades.
Ao desenvolver a estratégia com 10 mil jovens em 2024 e expandi-la para 20 mil em 2025, observamos como o esporte impacta a interação dos aprendizes e entendemos que isso se reflete na sociedade.
Nas modalidades individuais se encontra um companheiro com interesses semelhantes e nas coletivas constroem-se relações de parceria, de um grupo que luta sempre junto e de um time unido como uma família.
A reunião de pessoas em torno de uma atividade esportiva é antes de tudo socialização. É um momento de contato com novas personalidades e culturas, que transborda para laços duradouros naturalmente construídos através do respeito mútuo.
A estudante Ana Júlia, que participa do Programa Demà Aprendiz, é um exemplo de como o esporte proporciona diversas experiências e é uma oportunidade para criar novos vínculos sociais. Presente nas quadras desde a infância, ela ama o vôlei, um sentimento que brotou nela através da família.
Conta Ana Júlia, destacando a importância do contato com o esporte desde a infância
“O vôlei é muito importante para mim, desde pequena eu pratico. Consegui duas medalhas de bronze nos jogos estudantis. Meu tio é técnico de vôlei, então desde pequena na minha família eu tive essa paixão pelo vôlei”.
Ana Júlia conheceu três estados através do vôlei e diz que não imaginava viver essa experiência. Para ela, o esporte pode proporcionar essa aventura, um algo a mais que vem junto com as novas amizades e com a melhora na qualidade de vida.
“Ele é muito importante para mim porque senão não teria conhecido os três estados que eu conheci, não teria feito amizade com pessoas de outro estado, não estaria nesse convívio, não me sentiria acolhida como eu me sinto. Então o vôlei é muito importante para mim”.
Dá para correr sozinho e dá para correr em grupo, mas a visão que Ana Júlia tem do esporte é que ninguém corre sozinho quando há outro corredor na pista. “Gente, pratica não só o vôlei, mas qualquer esporte, porque além de fazer bem para a saúde você vai se sentir acolhido e fazer novas amizades”, diz.
A estudante destaca que é preciso ao menos tentar praticar algum esporte e que é da turma que levanta do sofá e faz. Por isso, ela não quer que ninguém fique sentado, mas deseja que todos procurem um esporte que goste para iniciar na prática esportiva.
Como integrante do Demà Aprendiz, Ana Júlia está entre os 20 mil jovens que serão beneficiados este ano com as ações esportivas do Olympism365 em 2025, uma ferramenta de inclusão e desenvolvimento do Comitê Olímpico Internacional (COI) que incentiva a prática de esportes.
A jovem participou das atividades do novo ciclo no Polo Goiás e ficou animada e na torcida para que os colegas do programa aproveitem as ações como um estímulo à prática de esportes e, assim como ela, desenvolvam gosto por uma atividade esportiva que os acompanhem pela vida e os levem para novos lugares.
“Eu fico feliz que a Renapsi está trazendo o esporte porque muitos adolescentes não querem praticar nada. E trazendo isso às vezes incentiva eles a praticarem algum esporte, não só o vôlei, mas como outros. Então eu fico muito feliz que eles estejam incluindo o esporte na Renapsi, para mim é de grande felicidade”, diz.
Copyright © Demà Jovem by Renapsi - 2024. Todos os direitos reservados. CNPJ: 37.381.902/0001-25.