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Você já deve saber que nós, da Renapsi, estamos celebrando 30 anos de história, certo? São 3 décadas defendendo os direitos de estudar e trabalhar da Juventude em nosso país.
É emocionante olhar para trás e ver como crescemos e amadurecemos. Foram tantos desafios superados, sonhos realizados, milhares de jovens impactados, e hoje temos muito orgulho de mantermos vivos a esperança e os nossos valores, desde o início.
Conheça um pouco da nossa jornada assistindo o vídeo que preparamos para você:
Como o vídeo conta, começamos em 1992, há 30 anos muita coisa era diferente no Brasil. A internet e computadores não existiam no dia a dia das pessoas como é hoje, o ensino superior era mais restrito e o analfabetismo era muito comum.
O cenário daquela época era bem delicado e como a gente já sabe, os jovens eram muito prejudicados.
Quer saber mais sobre como conseguimos chegar até aqui nesse contexto tão complicado?
Então, fique com a gente até o final do post.
O censo de 1991 mostrou um país com mais de 50% da sua população adulta sem ao menos três anos totais de estudo. Isso significa que metade dos brasileiros eram analfabetos totais ou semianalfabetos.
Conforme o PNAD, de 1990 a 2019 o número de crianças com idade escolar obrigatória fora da escola caiu de 19,6% para 3,7% e a taxa de mortalidade infantil diminui de 47,1 para 13,1 mortes para cada 1.000 nascidos vivos.
Foi nesse contexto que a nossa história começou e com a mentalidade de que precisávamos fazer alguma coisa para mudar a vida dos jovens que não tinham nenhuma perspectiva de futuro.
Então, o que fizemos?
Nossa história começou em 1992, lá no Centro Oeste, em Goiânia – Goiás, com a vontade de fazer a diferença. Nessa época, éramos conhecidos como Centro de Promoção Social (CEPROS). O CEPROS promovia a causa de pessoas sem lar e apoiava, principalmente, a população infantil de rua.
Com o tempo, tivemos a autorização para ampliar nossas atividades e fundar um abrigo para crianças e adolescentes. Mas queríamos fazer algo que mudasse o futuro dos jovens e não ser apenas uma instituição que prestava assistência. O que mais poderia ser feito?
Como já te contamos aqui em cima, a evasão escolar era muito alta e nossos fundadores perceberam que os jovens saíam da escola para poder trabalhar e ajudar em casa. Foi aí que nos perguntamos: E se existisse um programa para manter os jovens na escola e ao mesmo tempo gerasse renda para eles? Será que funcionaria?!
Então, conseguimos uma parceria com o Instituto C&A, que fazia um trabalho social em todo o Brasil para fortalecer comunidades por meio da moda. Os nossos jovens (que viriam a se tornar aprendizes) eram instrutores de sapataria e produziam modelos que eram fornecidos para as lojas da marca em todo o país.
Foi incrível presenciar como o trabalho abriu inúmeras portas para os nossos aprendizes. Além de ensinarem a como conviver em sociedade, aprendiam noções de cidadania, moral, comprometimento, respeito e responsabilidade. Era isso! O Programa de Aprendizagem começou a surgir! De forma bem menor e mais modesta, mas estava acontecendo.
Em outra frente, começamos a tentar viabilizar e colaborar com uma Lei que assegurasse a educação e o trabalho para os jovens em todo o país.
Nessa época, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estava só começando e não era muito conhecido. Foi uma fase que exigiu um maior esforço da nossa equipe e acabou culminando em uma formação de um conselho oficial em 1996.
Agora, possuíamos uma coordenação empenhada e totalmente dedicada ao CEPROS. O conselho notou que os jovens com que trabalhávamos viviam em situações complexas e precisavam de um apoio maior. Assim, foi criado o setor psicossocial, que passou a fazer o acompanhamento integral dos aprendizes, na escola e em casa, em questões emocionais, psicológicas, familiares, financeiras, educacionais e sociais.
Em 1998, um de nossos fundadores Adair Meira, criou o Programa Jovem Cidadão, projeto que deu início ao que somos hoje. O Jovem Cidadão foi instituído pela Fundação Pró-Cerrado e se tornou uma premiada tecnologia social autossustentável, reconhecida mundialmente por seu caráter de inovação, efetividade e impacto social.
O Programa foi premiado, em 1999, como Melhor Plano de Negócios Sociais pela Ashoka/Mckinsey, reconhecido pela Unesco e eleito o destaque de 2001 como Tecnologia Social, na Fundação Banco do Brasil. Além de ter oferecido bases para a discussão e formulação da Lei da Aprendizagem
No mês de dezembro do ano 2000, a Lei da Aprendizagem foi promulgada e nos tornamos especialistas oficiais na execução e propagação de Programas de Aprendizagem. Era um sonho se realizando. Aí começamos uma nova fase em que teríamos que lidar com a prospecção de empresas parceiras e com licitações.
Em 2009, já estávamos em outros lugares do Brasil e tivemos a necessidade de estabelecer uma sede em Brasília. Dessa forma, a Renapsi (Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração) nasceu e há 13 anos estamos representados em 22 Estados e no Distrito Federal, atendendo todas as regiões do país.
No ano de 2021, um passo ousado e muito bem planejado foi dado por aqui. Passamos a fazer parte da Demà Jovem, uma aliança global desenvolvida em parceria com a União Europeia que busca a transformação social através da oportunidade, inovação, tecnologia e educação.
A Demà Jovem by Renapsi é uma tecnologia social inovadora. Unimos nossa experiência e conhecimento com o que existe de mais inovador no mercado. Nossa missão, agora em escala mundial, é continuar a promover a educação e o trabalho para a juventude e a equidade em todas as esferas sociais.
Assista ao vídeo para entender melhor sobre a Demà:
Sim, nossa história é cheia de superação. Muito legal, né?
Mas você deve estar se perguntando: Nós realmente impactamos a vida dos jovens que passaram por aqui?
Em 2019, realizamos um Estudo Investigativo de Impacto Social. Na pesquisa foram analisadas 83.878 pessoas que foram Aprendizes entre 1996 e 2018. Veja alguns dados importantes sobre o impacto da aprendizagem:
Por fim, o resultado da pesquisa confirmou que, muito além de ser considerado um tema de importância para o desenvolvimento de jovens, nossos Programas de Aprendizagem têm real efeito sobre o acesso a oportunidades de trabalho e aumento de taxa de conclusão do Ensino Médio para os seus participantes
Não é incrível? A Transformação por meio da Educação e do Trabalho é real!
Os dados comprovam que sim, já fizemos bastante coisa, mas ainda temos muito para construir!
Segundo o IDados, atualmente:
Por isso, continuamos a lutar pelos direitos à Educação e ao Trabalho da juventude brasileira, principalmente dos mais vulneráveis.
A inclusão escolar e a chance de um primeiro emprego são, comprovadamente, formas eficazes de quebrar o ciclo da pobreza, da fome, da violência e de mudar o destino de milhões de jovens e de suas famílias.
Por isso, multiplicamos oportunidades para quem nunca as teve. Propiciar um mundo melhor para os jovens sempre foi a nossa razão de existir e continua sendo.
Nós acreditamos no amanhã e no protagonismo da Juventude! Sem ela, somos uma nação sem futuro.
Quer fazer parte da Transformação por meio da Educação e do Trabalho junto com a gente?
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