A Demà Jovem by Renapsi faz parte do Olympism365

Integramos o núcleo "Esporte, Educação e Meios de vida" do Olympism365, cujo objetivo é consolidar o papel transformador do esporte na sociedade por meio da conexão dos valores olímpicos com a juventude, de modo a ampliar o acesso à educação de qualidade, às oportunidades de capacitação e geração de renda através do trabalho.

Uma ferramenta de transformação social

O esporte promove a convivência em grupo e ajuda na percepção do papel de cada um na sociedade, a fim de favorecer todas as pessoas, sem distinção de gênero, idade ou deficiência. É uma ferramenta capaz de transformar vidas e mudar realidades.

 

Benefícios do Olympism365

O Comitê Olímpico Internacional criou uma estratégia que beneficia jovens em diversas áreas, como:

Os valores olímpicos são ensinados por meio do esporte, mas podem ser colocados em prática nos diversos âmbitos da vida dos jovens, seja ao aprender sobre o trabalho em equipe, ou cumprimento de regras em uma ampla socialização.

A educação amplia os horizontes e direciona a trajetória dos jovens. É um investimento que ajuda a desenvolver o pensamento crítico e os valores éticos que irão impulsionar sua vida. De forma que também colocam em prática as vivências de cidadania, inclusão e socialização.

Podem ser definidos como os métodos e meios de se ganhar a vida no mundo, por meio de incentivos e políticas sociais, que darão a esses jovens melhor acesso à educação e mais oportunidades no mercado de trabalho.

Metodologia

Em parceria com a RENAPSI, o Módulo Olympism365 é aplicado na metodologia
Demà Jovem como forma de conectar a juventude com os valores olímpicos

DESENVOLVIMENTO DE SOFT SKILLS:

  • Liderança
  • Colaboração
  • Autoconfiança
  • Adaptabilidade
  • Inteligência emocional

VALORES
OLÍMPICOS:

  • Amizade
  • Compreensão Mútua
  • Igualdade
  • Solidariedade
  • Jogo limpo

SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE:

Os ODS como um farol
de reuniões e ações.


IMPACTO SOCIAL:

  • Educação
  • Emprego
  • Saúde
  • Empreendedorismo
  •  


Conheça nosso nossos exemplos olímpicos!

Ajude a nossa conexão a ir ainda mais longe. Faça parte dessa transformação!

Fabiana Alvim

Ex-jogadora de voleibol brasileira, bicampeã olímpica em Pequim 2008 e Londres 2012.

Daniel Dias

Nadador paralímpico brasileiro e recordista mundial. Possui 14 medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos e é o 14º atleta mais medalhado da competição.

Vanderlei Cordeiro de Lima

Ex-maratonista brasileiro, bicampeão dos Jogos Pan-Americanos. Possui medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004.

Conheça alguns esportes olímpicos

Do futebol à dança, da corrida à adrenalina do skate. Sempre existe uma
modalidade que cativa e inspira. Conheça os esportes que serão praticados.

Atletismo

O atletismo é um esporte que envolve uma variedade de disciplinas, individuais ou em equipe incluindo corridas, saltos, lançamentos e provas combinadas. Os atletas competem em várias modalidades, como corridas de velocidade, corridas de resistência, salto em altura, salto em distância, arremesso de peso, lançamento de dardo e muitas outras. É considerado um dos esportes mais antigos e tradicionais, com raízes na antiguidade grega.

Basquete

O basquete é um esporte de equipe, em que dois times, de cinco jogadores cada, competem para marcar pontos arremessando uma bola de basquete em uma cesta localizada na extremidade oposta da quadra. O objetivo é marcar mais pontos do que a equipe adversária, passando, driblando e arremessando a bola. O basquete é conhecido por sua rápida ação e jogadas emocionantes.

Breaking Dance

O Breaking, também conhecido como breakdance, é uma forma de dança urbana que se originou nas comunidades afro-americanas e latinas nos anos 1970, em Nova York. Envolve movimentos acrobáticos, como giros no chão e movimentos de mãos. O Breaking é frequentemente praticado em batalhas de dança, onde os dançarinos competem mostrando sua habilidade, estilo e criatividade.

Tênis de Mesa

O tênis de mesa, também chamado de ping-pong, é uma adaptação do tênis de quadra. O jogo consiste em uma disputa de pontos entre jogadores que golpeiam a bola com suas raquetes sobre a área de jogo (mesa). O objetivo é impedir que o adversário consiga realizar a mesma ação e devolva a bola para a área de jogo.

Vôlei

O voleibol é um esporte de equipe, em que duas equipes competem em uma quadra dividida por uma rede. O objetivo é marcar pontos ao fazer a bola tocar no chão do campo adversário. As equipes têm três toques para passar a bola por cima da rede. O voleibol é conhecido por sua ação rápida e envolvente, com ênfase na comunicação e na habilidade de saltar para bloquear ou atacar a bola.

Skate

O skate é um esporte que envolve andar ou realizar truques em um skate, uma prancha com quatro rodas. Os skatistas usam seus pés para impulsionar o skate e realizar manobras como saltos, giros e deslizes em superfícies variadas, como pistas de skate, ruas e parques. O skate é conhecido por sua cultura única, e é praticado tanto como um esporte de lazer quanto como uma forma de expressão artística.

 

2030 está perto.

Vamos promover os ODS e, juntos, podemos mudar
o futuro. Conheça o plano global!

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram criados pela ONU (Organização das Nações Unidas) e representam um plano de ação global para eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030.

O Olympism365 abraça essa causa pois acreditamos que mudando a realidade dos jovens, podemos transformar o futuro do planeta.

Junte-se a nós e conecte-se com os valores olímpicos

Demà Jovem by RENAPSI 2023®