Blog
Durante essa quarentena do COVID 19 todos nós tivemos que nos reinventar para poder minimizar os impactos que consequentemente chegaram até nós. A Renapsi, enquanto instituição que emprega centenas de pessoas e apoia milhares de jovens, tomou uma série de providências para manter funcionários, jovens e parceiros o mais confortável possível.
Nesse post, listamos todas essas ações da Renapsi na Pandemia . Confira abaixo:
Com o objetivo de manter a produtividade do Programa de Aprendizagem e do trabalho dos Jovens Aprendizes, fizemos a Antecipação da Carga Horária Teórica do Jovem Aprendiz.
Todos os jovens aprendizes realizam a parte teórica do Programa de maneira online no período de quarentena. Essa opção possibilita que, ao término do estado de calamidade pública, os Aprendizes retornem para as atividades práticas, mas com a dedução do que foi cumprido no período de quarentena de forma antecipada. Assim, os aprendizes terão maior disponibilidade para cumprimento da carga horária prática.
Dessa maneira, a empresa terá um colaborador mais capacitado e preparado para superar as adversidades que vierem a acontecer.
Mais detalhes sobre a Antecipação da Carga Horária como os benefícios para empresas e jovens, nesse post aqui.
A equipe do NASCE – Núcleo de Acompanhamento, Seleção e Encaminhamento do Jovem e Instituição e do AME, departamentos onde psicólogos e assistentes sociais da Renapsi oferecem suporte às famílias dos jovens, começaram a atender online. Sem os atendimentos presenciais por causa da Pandemia, criamos o Chat de Escuta Humanizada que tem sido uma ferramenta eficiente no acolhimento dos jovens e suas famílias impactados de diversas formas pela pandemia. Foram mais de 1062 atendimentos até a data de 18/06.
O apoio psicossocial por meio do atendimento via chat online, atende jovens de 23 estados, mais o DF e permite avaliar as necessidades e preocupações que os jovens trazem por meio da escuta qualificada, oferecendo nesse primeiro momento conforto, orientação e de certa forma tenta reduzir os efeitos do isolamento social.
O atendimento permite a estabilização emocional emergencial e de acordo com cada caso, realizamos orientações de atenção psicossocial.
Cada atendimento possibilita observar a importância do trabalho em rede, pois são realidades complexas aliadas ao pouco tempo de experiência vivida dentro de um contexto de exclusão e falta de assistência, principalmente no que tange às questões familiares, obtendo na relação com o trabalho uma maneira de adquirir novas formas de atuação e de auto reconhecimento.
Dentre os atendimentos solicitados podemos exemplificar: situações de conflitos familiares, situação de vulnerabilidade socioeconômica devido a pandemia, crise de ansiedade, ideações suicidas, insegurança diante da situação em relação ao trabalho, estudo, etc.
Destacamos alguns casos:
O programa de Complemento Alimentar se manteve mas com algumas adaptações. Os jovens do complemento alimentar e suas famílias continuam sendo atendidos, pois sabemos que existem muitas famílias desempregadas. As visitas continuam acontecendo, mas com todas as medidas adequadas. Não há contato com os familiares, vamos até a porta do jovem e deixamos o complemento, como as cestas básicas.
Há, ainda, o encaminhamento das famílias ao Centro de Referência de Assistência Social para apoio às que estão com alta vulnerabilidade de reforço assistencial.
Participamos do Movimento Não Demita, com mais de 4 mil empresas no Brasil, ao lado de Magazine Luiza, Natura, Microsoft, etc, com o objetivo de manter nosso quadro de funcionários. Juntos, dentro desse movimento, foram mantidos mais de 2 milhões de empregos garantidos e 8 milhões de pessoas impactadas.
Para saber mais, leia o post no nosso blog, clique aqui.
Desde o início da quarentena, os processos seletivos dos jovens aprendizes estão sendo feitos de maneira virtual. Além disso, toda nossa equipe está trabalhando de forma remota, ou seja, home office. Nossas reuniões presenciais e viagens corporativas foram canceladas. Nossos encontros se realizam agora por videoconferência.
O investimento em metodologias modernas de trabalho e ferramentas em ambiente virtual e colaborativo se fizeram essenciais nesse momento. É o que veremos a seguir.
A Plataforma de Formação Conectada foi aperfeiçoada e adaptada em tempo recorde para podermos fazer a antecipação da carga horária e mantermos os jovens aprendizes contratados no Programa de Aprendizagem na pandemia. É um ambiente de aprendizagem desenvolvido e customizado para a execução da formação teórica técnico-profissional metódica do jovem aprendiz. É utilizado material didático alinhado às tendências digitais de aprendizagem, adequado às habilidades previstas nos programas de aprendizagem correspondente à contratação do aprendiz.
O aprendiz da RENAPSI executa na Plataforma de Formação Conectada o mesmo programa de formação teórica da modalidade presencial, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico. São utilizados recursos de apoio à prática pedagógica como videoaulas, livros digitais, áudios, jogos, infográficos, atividades interativas síncronas e assíncronas etc.
Para mais informações sobre a Plataforma, clique aqui.
Além do Programa de Aprendizagem ser realizado de maneira online através da Plataforma de Educação Conectada, nossa parceria com a plataforma Edujob disponibiliza de maneira gratuita, minicursos para os jovens com o Edufica. Dessa maneira, eles têm a possibilidade de se aprimorar profissionalmente e aumentar a chance de contratação.
Os minicursos que estão disponíveis são: as 05 Competências do Futuro, Processos Seletivos, Primeira planilha no Excel, Aprendendo a Usar o Word, Marketing Digital I e Diversidade na Sociedade. Em breve serão lançados ainda: Marketing digital II, Ética e Empreendedorismo. Todos os cursos geram certificados. Para acessar o Edufica, é preciso fazer o cadastro na EduJob por esse link aqui.
Realizamos, em Maio e Junho, a Campanha Explore a Jornada: Entender o Passado, Agir no Presente e Construir o Futuro, para celebrar o Dia Internacional do Jovem Trabalhador. Com uma série de lives, posts, imagens e participação de convidados mais que especiais, o conteúdo foi todo orientado com o objetivo de trazer reflexões tanto aos jovens quanto ao público em geral. Conversamos sobre vários assuntos como o futuro do trabalho, lei da aprendizagem, saúde mental e emocional, empreendedorismo social, entre outros. As lives foram disponibilizadas dentro da Plataforma de Formação Conectada para que os jovens pudessem acompanhar e interagir com os convidados e absorver ainda mais todas as informações. Você também pode acessar os vídeos no nosso canal do Youtube e pelo blog da Renapsi.
A pandemia proporcionou o aquecimento de alguns setores no mercado de trabalho e a necessidade de cumprimento de cotas de aprendizagem aumentou nessas áreas. A nossa estrutura esteve e está sempre pronta para a abertura de novas vagas e consequentemente novas contratações. Foram criados novos postos de trabalho e toda a equipe de atendimento está apta a atender todas as demandas que surgirem.
Disponibilizamos em nosso site uma página exclusiva com informações sobre o coronavírus, a situação da pandemia de COVID-19, dúvidas frequentes das medidas que aplicamos relacionadas ao distanciamento social. Além disso, informamos os contatos das equipes responsáveis para atendimentos emergenciais em cada região onde atuamos, para atualização mais pontual dependendo da região. Acesse aqui.
Continuaremos firmes no propósito de minimizar os danos possíveis nessa Pandemia. Agradecemos a todos os nossos funcionários, colaboradores, parceiros e jovens aprendizes, pela compreensão, apoio mútuo, colaboração. Estamos certos que sairemos disso tudo ainda mais fortes com o nosso propósito que é transformar realidades através da Educação e do Trabalho. Até o próximo post! 😉
Copyright © Demà Jovem by Renapsi - 2024. Todos os direitos reservados. CNPJ: 37.381.902/0001-25.