Blog

Últimas notícias

O que você precisa saber sobre o sistema político antes de votar

Política não se resume apenas em votar ou em campanhas eleitorais. Ela está presente em todas as áreas da nossa vida pessoal

Campanha Setembro Amarelo 2022

No Brasil, teve início em 2015, mas sua origem vem de 21 anos antes, em 1994, nos Estados Unidos quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, tirou sua própria vida. 

Em 2022, completamos 30 anos de história!

É emocionante olhar para trás e ver como crescemos e amadurecemos. Foram tantos desafios superados, sonhos realizados, milhares de jovens impactados.

Iniciativa brasileira inspira novos modelos de transformação da realidade de jovens na Europa

Passava das 18h do dia 11 de novembro, quando os portões de embarque se fecharam, e eu me juntei a um time de jovens aprendizes em uma experiência inédita em solo europeu. Na aeronave, apertamos os cintos e ouvimos atentamente o piloto anunciar o nosso primeiro destino: Lisboa, em Portugal. As portas se fecharam e um sonho aos poucos se transformava em realidade. Era o início do nosso intercâmbio pedagógico e cultural pela Europa. 

Da minha poltrona, dediquei algumas horas do voo para observar a ansiedade no olhar de cada um deles e sentir um pouco dessa inquietação de estar cada vez mais perto de viver essa jornada. Algumas horas depois, desembarcamos na capital portuguesa. Na mala, havia bem mais que as pesadas roupas de frio, também tinha coragem, talento e um certo frenesi pelas tantas descobertas que seriam proporcionadas em uma semana de trocas enriquecedoras que por muito tempo vão ajudar a moldar a nova geração de talentos do mercado.  

Hoje, já em solo brasileiro, consigo analisar com cuidado cada etapa das nossas passagens por Barcelona, Bruxelas e Lisboa e percebo a importância deste intercâmbio. Entendo melhor como as transformações promovidas nesta iniciativa vão refletir durante anos na longa caminhada profissional que estes novos talentos brasileiros podem trilhar a partir de agora. Percebo o valor deste programa quando lembro da agenda que cumprimos com total atenção nessa jornada. 

Estabelecemos diálogos coerentes, não apenas para sensibilizar o olhar das autoridades mundo afora para esta camada da sociedade, mas também para incentivar ações efetivas em favor do protagonismo juvenil. Precisamos dar aos nossos jovens “lugar de fala”, fazendo com que suas vozes sejam ouvidas, suas mensagens ecoadas e suas potencialidades notadas e aprimoradas.  

Também aprendi lições nesta vivência. Lembro de uma conversa que tive com o jovem catalão Abel, que durante dois anos procurou trabalho e encontrou as portas fechadas por um motivo muito comum: ele não tinha experiência! As portas só se abriram quando ele encontrou a Demà Jovem na Espanha e ingressou em um mundo de oportunidades até então longe de suas possibilidades. Ali, no velho continente – onde a Demà atua também na Holanda, Suécia, Itália e Romênia, além de Portugal e Espanha – tivemos a percepção da relevância do nosso papel para ajudar a escrever estas histórias, permitindo que milhares de jovens trilhem o caminho de início às suas carreiras.  

Aqui no Brasil encontramos um cenário similar ao revelado por Abel. Recentemente, li sobre uma pesquisa do DataFolha que mostra que quase todos os estudantes ainda no Ensino Médio das redes públicas querem encontrar nas salas de aulas uma preparação voltada para o mercado de trabalho. O estudo mostrou que nove em cada 10 dos nossos jovens gostariam de ter a oportunidade de escolher uma área para aprofundar estudos ainda na fase escolar.  

É diante deste contexto, que a nossa atuação e iniciativas como o intercâmbio ganham contornos ainda mais pertinentes e ratificam a importância de investir em programas e políticas que de fato mudem esse cenário vivido pela nova geração de talentos e também nos inspiram na Demà by Renapsi a levar para as nossas estratégias projetos de impacto que ajudam a construir a autonomia da nossa juventude, estimulando e influenciando o senso crítico, por meio do conhecimento na prática.  

Esta é a principal mensagem que há mais de 30 anos estamos disseminando, dentro de uma atuação consistente que já impactou a vida de mais de 200 mil jovens em todo o Brasil. Hoje, são mais de 23 mil estão em atividade no nosso programa e seguiremos engajando iniciativas disruptivas para multiplicar oportunidades, valorizar cada vez mais os nossos jovens, aperfeiçoar suas habilidades, potencializar suas competências e agregar conhecimento, por meio de experiências transformadoras. 

Sobre o autor | Juan Carlos Moreno Lozano, CEO da Demà Renapsi é bacharel em Administração pela Universidade de Berna (Suiça) com MBA internacional em Finanças e Ciências Políticas com mais de 20 anos de experiência em finanças e investimentos na área de educação. 

Fique por dentro dos nossos boletins mensais. Assine nossa newsletter.

Empresas parceiras








Reconhecida por:

Siga-nos:

© Renapsi - Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração. Leia nossa política de privacidade. Leia nosso manifesto LGPD.