Nossas Soluções

 
 

Programas de Socioaprendizagem


Estruturado a partir de uma tecnologia social reconhecida pela Unesco/Fundação Banco do Brasil, os Programas de Socioaprendizagem executados pela Renapsi são baseados na Lei 10.097/2000 e colaboram para a formação integral do jovem, com qualificação profissional e encaminhamento ao mundo do trabalho, com carteira assinada.
Envolvendo Escola, Família e Trabalho, o atendimento ao jovem ocorre com currículo orientado por metodologia especialmente desenvolvida e acompanhamento psicossocial atento a questões como prevenção às drogas, gravidez precoce, evasão escolar, dentre outras. Com variações na metodologia, este trabalho de inclusão social juvenil pode ser incorporado por governos em âmbito Municipal, Estadual e Federal.

Alguns exemplos executados:

Programa Jovem Cidadão
Governo de Goiás

Programa Jovem Empreendedor
Prefeitura de Palmas/TO

Programa Jovem Candango
Governo do Distrito Federal

Programa Jovem Resolve Palmas
Prefeitura de Palmas/TO

Programas Socioeducativos

Voltado a jovens/adolescentes egressos de medidas socioeducativas com objetivo de reinserir o jovem/adolescente na sociedade através de acompanhamento psicossocial, escolar, formação cidadã, humana, profissional e com apoio financeiro. Contribuindo para a redução da criminalidade e da violência, bem como a promoção e garantia dos direitos dos jovens/adolescentes, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei nº 12.594/12 - Sistema Nacional de Atendimentos Socioeducativo – SINASE, que regulamenta a execução das medidas socioeducativas e contempla os princípios da Justiça Restaurativa.

A ação socioeducativa propicia ao jovem/adolescente o acesso a direitos e oportunidades de superação de sua situação de exclusão, de ressignificação de valores, bem como acesso à formação de valores para a participação na vida social, pois as medidas socioeducativas possuem uma dimensão jurídico sancionatória, com foco no fato, e uma dimensão ético-pedagógica, com foco no futuro.

Programas Antidrogas

A questão das drogas, lícitas e ilícitas, é hoje um dos mais dramáticos desafios institucionais enfrentados pelo país, pois as drogas deixam atrás de si rastro de muitos prejuízos e violência, como as taxas elevadas de homicídios e os índices de evasão escolar.

Qualificação Profissional

Desde a sua fundação, a RENAPSI desenvolve atividades de capacitação e qualificação profissional para jovens e adultos. As primeiras iniciativas foram no setor calçadista, contemplando também demandas dos ramos da Confecção, da Tecnologia da Informação, Confecção, Turismo e Hotelaria, Construção Civil, entre outras modalidades oportunizadas que, ao longo do tempo, despontaram como territórios férteis para a empregabilidade.

Mais de 40 mil pessoas passaram pelos cursos profissionalizantes promovidos ou executados pela RENAPSI, em parceria com governos, em âmbito estadual e federal.

Curso Pré-Vestibular

O Curso Pré-Vestibular do foi um programa executado pela RENAPSI, no Rio Grande do Sul, e oportunizou pré-vestibular gratuito a jovens e adultos, estudantes de escolas públicas, de baixa renda e que concluíram ou estavam cursando o ensino médio.

De acordo com a Lei Estadual n.º 14.227/2013, nesta etapa dos trabalhos o POD atendeu cerca 2.000 alunos matriculados no Ensino Médio, em escolas públicas do Estado do Rio Grande do Sul, e que necessitavam de reforço para aprimorar a performance escolar que permitiria acesso à Universidade.

SIC