Blog
No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher queremos falar com você sobre o impacto da educação e do mercado de trabalho na vida das jovens mulheres. Em todo o país, milhares de jovens têm suas vidas melhoradas através da oportunidade e das novas perspectivas que a Aprendizagem oferece. São transformações sociais de norte a sul do Brasil e nós testemunhamos esse impacto diariamente!
No Rio de Janeiro, a jovem Ketlyn Vitória de Souza da Silva, de 18 anos, é um exemplo do empreendedorismo juvenil. Há 11 meses como aprendiz no Polo RJ, Ketlyn viu seu espírito empreendedor despertar aos 12 anos. Com muita dedicação à sua oportunidade como Jovem Aprendiz, conciliando o trabalho com o estudo, Ketlyn realizou o sonho de ter o seu próprio estúdio de beleza.
Ketlyn Vitória, Jovem Aprendiz e Empreendedora (RJ).
“Ser jovem aprendiz me ajudou a conquistar o meu salão, esse ano realizei o meu sonho de ter meu próprio estúdio. A ideia surgiu quando tinha só 12 anos, sempre morei com a minha mãe e meu pai nunca foi alguém presente, então para tentar ajudar resolvi aprender vendo vídeos no YouTube e comecei a gostar. Eu consigo administrar isso tudo trabalhando como aprendiz de manhã e na parte da tarde com as tranças e mais algumas coisas que eu faço no meu Studio e na parte da noite ainda consigo ir à escola, estou no último ano do Ensino Médio” –
Por iniciativa da equipe pedagógica do Polo, a jovem pôde compartilhar a sua história e mostrar um pouco do seu trabalho durante a ação “Mulheres Protagonistas”, em comemoração à semana da mulher.
Ketlyn Vitória, Jovem Aprendiz e Empreendedora (RJ).
“Foi ótimo mostrar aos jovens o quanto é importante empreender independente de que área seja, acredito que tenham gostado do meu trabalho. Quando finalizar o meu período como Jovem Aprendiz, pretendo investir bastante no ramo da beleza e claro no crescimento do meu Studio.”
O Estudo Investigativo de Impacto Social que realizamos mostra que 55 % das mulheres que concluíram nosso programa empreendem em 2023 – superando a média nacional de 34% de empreendedoras brasileiras, conforme dados do Sebrae baseados em estatísticas do IBGE em 2022.
O mesmo estudo mostra que a diferença salarial entre homens e mulheres que terminaram o programa é de 2,7%, enquanto dos que evadiram chega a 6%, o que indica que a participação em nosso programa de aprendizagem está fazendo progressos na direção da igualdade salarial, mas também destaca que a jornada para a equidade salarial plena continua sendo um desafio importante a ser enfrentado.
Em Pernambuco, a jovem Sofia Helen afirma que a Aprendizagem foi responsável por uma transformação pessoal e trouxe novas perspectivas para a sua vida.
Sofia Helen – Jovem Aprendiz (PE).
“Desde que entrei na Renapsi minha visão mudou totalmente, despertou uma vontade de crescer profissionalmente e foi um gatilho para dar início a faculdade que tanto desejava. A dinâmica do trabalho me fez ser uma pessoa centrada, com foco de futuro e eu não tinha tanta facilidade na comunicação e não era tão sociável no meu dia a dia. Isso mudou e hoje sou uma pessoa totalmente diferente profissionalmente e na minha vida pessoal também. Agora que ingressei na faculdade vejo o quão importante isso é para o meu crescimento na empresa. Todo o conhecimento que absorvi na Renapsi até o dia de hoje me trouxe muito amadurecimento e isso com certeza é muito importante para o crescimento pessoal”
A jovem que reside em Jaboatão dos Guararapes e desenvolve as atividades práticas na companhia aérea Latam Airlines no Aeroporto Internacional de Recife, sonha em ser efetivada pela empresa ao final do contrato e fazer uma pós graduação.
Soraia Rhávila tem 18 anos e está vivendo a oportunidade de trabalhar na Defensoria Pública do Estado do Tocantins através do Programa Jovem Trabalhador, uma parceria nossa com o Governo do Tocantins. Ela afirma que trabalhar no órgão a motivou a buscar mais informações sobre os direitos das mulheres e tem sido inspirador.
Soraia Rhávila, Jovem Aprendiz (TO).
“No começo foi um pouco difícil adaptar, mas aí depois eu comecei a interagir bastante com o pessoal e conhecer mais sobre o local. O pessoal da Defensoria me acolheu muito bem e estou aprendendo muito. A Defensoria tem um olhar sobre a mulher. Os casos são sigilosos então não sei muita coisa, mas sei que eles trabalham com a proteção à mulher, tentam acolher. A partir disso me interessei também pelas leis e direitos da mulher. Essa experiência também me trouxe um novo olhar sobre o respeito ao próximo”
Aprendiz no Polo de Santa Catarina, Maria Luiza dos Santos Francisco está desenvolvendo as atividades práticas em nossa área administrativa local e projeta os objetivos para quando o período de aprendizagem for finalizado.
Maria Luiza dos Santos Francisco – Jovem Aprendiz (SC).
“Pretendo fazer faculdade de ciência da informação e assim que finalizar esta faculdade, quero ingressar na faculdade de Medicina, em questão de estudo é exatamente isto. Claro que quero continuar trabalhando, então também irei atrás de um emprego assim que finalizar meu contrato. O estudo com o aprendizado, com a visão clara do futuro e o trabalho também foi com o aprendizado, com a comunicação, foi meu primeiro emprego e serei sempre grata a todos pelo apoio, acolhimento e ensinamentos que levarei para vida”.
Mergulhamos profundamente também nas histórias de jovens mulheres aprendizes e nas trajetórias inspiradoras das mulheres que fazem parte do nosso time. Sob o tema “Celebrando as Mulheres que Transformam o Amanhã”, nossas colegas, com coragem e determinação, compartilham suas perspectivas únicas sobre o impacto feminino no mundo. Elas discutem as transformações significativas que a educação e o trabalho trouxeram para suas vidas e celebram as figuras femininas que servem de inspiração diária.
Confira tudo isso no vídeo a seguir.
Nós acreditamos e testemunhamos diariamente o poder transformador da educação e das oportunidades oferecidas à juventude.
Se você é jovem, quer iniciar sua jornada profissional e viver experiências transformadoras temos uma oportunidade única para você. Acesse a página “Quero Ser Aprendiz” em nosso site e faça parte dessa nova era de aprendizagem.
Empresas, a capacitação profissional e a oportunidade do primeiro emprego têm o poder de impulsionar o desenvolvimento social e econômico do nosso país. Ao contratar um aprendiz formado pela Demà Jovem by Renapsi, além de atender a um requisito legal, você investe no potencial de jovens talentosos, e passa a fazer parte dessa transformação. Saiba mais clicando aqui.
Fique atualizado com as últimas novidades e oportunidades seguindo-nos em nossas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.
Copyright © Demà Jovem by Renapsi - 2024. Todos os direitos reservados. CNPJ: 37.381.902/0001-25.