Blog
Nestes últimos dias temos falado bastante sobre a Plataforma de Formação Conectada da RENAPSI. É através dela que os jovens aprendizes estão antecipando a carga horária teórica do Programa de Aprendizagem, falamos mais sobre isso nesse post.
Nós acreditamos que o aprendizado deve ser acessível a qualquer pessoa, a qualquer momento, seja em sala de aula, seja em casa!
E é através dela que garantimos a qualificação profissional do jovem aprendiz de forma consistente, envolvente e individualizada.
Hoje vamos falar um pouco mais sobre essa ferramenta! Confira abaixo um pouco mais sobre a nossa plataforma e a Aprendizagem 4.0!
A Plataforma de Formação Conectada é um ambiente de aprendizagem desenvolvido e customizado para a execução da formação teórica técnico-profissional metódica do jovem aprendiz. É utilizado material didático alinhado às tendências digitais de aprendizagem, adequado às habilidades previstas nos programas de aprendizagem correspondente à contratação do aprendiz.
O seu sistema de gerenciamento é o Moodle – Modular Object Oriented Distance Learning – um software livre de apoio à aprendizagem, com reconhecimento nacional e internacional, com alto potencial de customização.
No Brasil, universidades federais como UNB, UFRJ, USP, UFG, UFMA, entre outras, utilizam o Moodle em seus programas de graduação e pós-graduação, nas modalidades a distância e presencial.
O aprendiz da RENAPSI executa na Plataforma de Formação Conectada o mesmo programa de formação teórica da modalidade presencial, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico.
São utilizados recursos de apoio à prática pedagógica como videoaulas, livros digitais, áudios, jogos, infográficos, atividades interativas síncronas e assíncronas etc.
Convém ressaltar que a faixa etária alcançada pelo Programa de Aprendizagem (14 – 24 anos, com exceção dos aprendizes com deficiência que podem ter mais de 24 anos) é formada por jovens brasileiros com diferentes realidades de acesso ao universo digital. Mas todos, sem restrição, estão inseridos no contexto da 4ª Revolução Industrial e necessitam desenvolver competências que permitirão a eles enfrentar as transformações do mundo do trabalho que já estão em curso. Falamos das Competências Profissionais do Futuro aqui.
Sendo assim, através da Plataforma propiciamos a inclusão digital de qualidade ao conectar o aprendiz a uma ferramenta educacional tecnológica para efetiva formação e capacitação técnico-profissional. Além disso, se abrem oportunidades de condições de trabalho nas mais diversas localidades do país, sobretudo no interior do Brasil, onde não existe viabilidade para o curso presencial.
A Metodologia Modular utilizada pela RENAPSI propõe uma sistematização aplicável, dinâmica, inovadora e social, para trabalhar espaços de aprendizagem nos quais os jovens atuem como protagonistas e sejam mais determinados na construção da sua identidade pessoal, profissional e social.
Formada por núcleos e módulos, a metodologia oferece uma formação teórica que reúne conhecimentos e atividades compatíveis com as exigências do mercado de trabalho e com uma formação cidadã.
A aplicação é contínua e uniforme: são recebidos jovens a qualquer tempo, dentro de uma engrenagem na qual eles passam por todos os módulos.
São 05 as competências norteadoras do processo formativo:
Os núcleos agrupam módulos comprometidos com o desenvolvimento das matérias básicas obrigatórias, das principais ferramentas e conceitos do universo tecnológico e da formação específica de cada função. Vamos saber mais deles agora?
O Núcleo básico – com os módulos Básico, Profissionalizante e Empregabilidade – cumpre as matérias obrigatórias estabelecidas pela atual Subsecretaria do Trabalho e Emprego do Ministério da Economia.
O Núcleo tecnológico – com os módulos 5º Encontro e Ferramentas Digitais 1 e 2 – promove a integração da tecnologia com os processos de trabalho. Esse mesmo núcleo também apoia a modalidade presencial, por meio do ensino híbrido (presencial + conectado).
O Núcleo específico – Módulo Específico – desenvolve as habilidades técnicas da função para qual o jovem é contratado.
A nossa metodologia de aprendizagem é um grande diferencial para o mercado. Contínua e uniforme, os jovens podem iniciar as atividades teóricas a qualquer momento, sem a necessidade de esperar a formação de uma turma, pois são inseridos em uma engrenagem de Encontros (aulas) independentes entre si. Ao longo do contrato, eles realizam todos os módulos concomitante às atividades práticas.
Ao ser matriculado, o aprendiz recebe todas as orientações necessárias para seu acesso. Por e-mail são enviados a senha, o dia e horário de realização do curso. Além disso, são disponibilizados vídeos tutoriais que ensinam a reconhecer a plataforma: como acessar, como entrar no curso, como realizar as atividades, como enviar mensagem ao tutor ou tutora. Todo jovem recebe, também, a ligação do seu tutor no primeiro dia de aula. Esse primeiro contato aproxima o jovem da aprendizagem e diminui a ansiedade do primeiro dia.
O jovem é acompanhado ao longo de cada Encontro por seu tutor ou tutora. A plataforma permite que o tutor saiba se o jovem está on-line, quando entrou, quando saiu, quais atividades fez.
Um software de aplicação ampla utilizado para dar suporte ao acompanhamento dos jovens é o Business Intelligence (BI). O BI permite o monitoramento efetivo das turmas por parte do tutor para tomar melhores decisões e identificar os pontos críticos. Com informações como essas, durante a própria realização do Encontro, o tutor ou tutora entra em contato com o jovem que está com dificuldades ou ausente.
Como vocês podem imaginar, a Plataforma de Formação Conectada da RENAPSI é um sucesso entre os jovens aprendizes!
Conheça os motivos:
Com a palavra, os jovens:
Depoimento do Jovem no Instagram
Quer saber mais como podemos transformar o Programa Jovem Aprendiz da sua empresa?
Receba o contato de um dos nossos Consultores Especialistas e conheça nossa solução completa de aprendizagem!
Copyright © Demà Jovem by Renapsi - 2024. Todos os direitos reservados. CNPJ: 37.381.902/0001-25.