Blog
Muito além de promover a inserção de jovens no mercado de trabalho, nós acreditamos no poder da oportunidade para todos. Por isso, dentro dos nossos programas de aprendizagem, a cota para pessoas com deficiência está sempre presente e evidente. Mais do que uma obrigação legal, entendemos a importância e o impacto social que a inclusão no mercado laboral promove a um jovem PCD.
No Tocantins, o Programa Jovem Trabalhador desempenha esse papel. Uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (SETAS) em parceria conosco. Essa boa prática foi compartilhada com a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella no mês do Jovem Trabalhador, celebrado em abril.
Anna Paula Feminella, secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
“A experiência de vocês tem que ir para o Brasil, proponho uma visita nossa ao ministro do Trabalho com esse objetivo”
Matheus Paraná é um dos jovens que foram selecionados pelo programa dentro da cota para PCDs. Aos 26 anos e formado em Administração, ele encontrou no Jovem Trabalhador a sua primeira oportunidade de emprego formal.
Matheus Paraná, Jovem Trabalhador.
“Pra mim está sendo maravilhoso, porque eu já sou formado em Administração e uma das maiores dificuldades que eu tive, foi assim que terminei a faculdade eu não consegui encontrar emprego. Pelo fato de eu ser PCD, as pessoas ficaram meio que com receio, por não acharem que eu era capaz e eu fui considerado um dos melhores alunos no curso de administração. Foi uma luta de 4 anos procurando emprego, encontrei a oportunidade na Demà”.
Muito embora o programa seja destinado a jovens com idade entre 16 e 21 anos, quando se trata da cota para PCD não há limite de idade. Matheus afirma, no entanto, acreditar que muitos jovens PCD na sua faixa etária acabam não aderindo a programas como o Jovem Trabalhador por terem vergonha de ser mais velhos.
Matheus Paraná, Jovem Trabalhador.
“Tem muito jovens como eu, até mesmo mais velhos do que eu, não tendo a oportunidade por causa de eles não saberem os seus direitos como PCD e terem vergonha de serem o mais velho em um Programa. Eu não, a minha vergonha era de não ter emprego. Eu não tenho experiência, mas a minha sede de mostrar praqueles profissionais que eu sou completamente capaz de fazer qualquer coisa isso me anima”.
Aluno destaque na graduação em Administação, Matheus confia que a oportunidade no Programa Jovem Trabalhador será um divisor de águas na sua trajetória profissional e com a possibilidade de mostrar as suas habilidades o jovem acredita que as suas chances no mercado de trabalho serão ampliadas ao final do contrato como aprendiz.
Matheus Paraná, Jovem Trabalhador.
“Posso não ter a experiência que os outros têm, mas eu tenho muita vontade de crescer e eu sei que esse daqui é só o meu primeiro passo, tenho certeza de que vocês ainda vão ouvir falar muito de mim, no futuro”.
Confira a entrevista completa de Matheus a seguir:
O Programa Jovem Trabalhador segue com inscrições abertas e vagas disponíveis para todo o estado. O jovem que deseja fazer parte deve se cadastrar no site www.jovemtrabalhadorto.org.br e preencher os dados.
As vagas são destinadas a pessoas com idades entre 16 e 21 anos, que já concluíram ou estão cursando o ensino médio em escola pública, ou que são bolsistas integrais em instituições particulares. A renda familiar do candidato deve ser de até dois salários-mínimos nacional ou meio salário-mínimo per capita. Além disso, a família deve estar preferencialmente inscrita em programas sociais do governo
Além do salário-minimo/hora, o jovem recebe direitos trabalhistas como carteira assinada, 13º salário, férias e vale-transporte, onde houver o serviço.
Se você não é do Tocantins e quer fazer parte dessa jornada de transformação, acesse a página “Quero Ser Aprendiz” em nosso site e faça parte dessa nova era de aprendizagem.
Empresas, a capacitação profissional e a oportunidade do primeiro emprego têm o poder de impulsionar o desenvolvimento social e econômico do nosso país. Ao contratar um aprendiz formado pela Demà Jovem by Renapsi, além de atender a um requisito legal, você investe no potencial de jovens talentosos, e passa a fazer parte dessa transformação. Saiba mais clicando aqui.
Fique atualizado com as últimas novidades e oportunidades seguindo-nos em nossas redes sociais: Instagram; LinkedIn; YouTube. e TikTok.
Copyright © Demà Jovem by Renapsi - 2024. Todos os direitos reservados. CNPJ: 37.381.902/0001-25.