Blog
Você vai se surpreender com estudo que nós, da Renapsi, fizemos e que avaliou o impacto social da aprendizagem na vida dos jovens que passaram pelo Programa Jovem Aprendiz ao longo dos 22 anos de história da organização!
Nesse post vamos contar para você alguns dados dessa pesquisa e o por quê de fazermos isso há tanto tempo. O resultado desse trabalho é exatamente o que motiva, inspira e orgulha cada um de nossos colaboradores, parceiros, aprendizes, professores e todo o ecossistema Renapsi.
Sabia que o nosso Programa de Aprendizagem já atendeu cerca de 200 MIL JOVENS em todo o Brasil nos últimos 27 anos? Pensando nesse enorme alcance, e na importância do Programa Jovem Aprendiz na vida profissional, educacional e social do jovem, resolvemos ir mais a fundo e investigar como esses jovens estão hoje depois de passarem por toda a experiência de educação pelo trabalho que o Programa proporciona desde 1996.
Esse estudo teve como objetivo entender quais os impactos diretos do Programa Jovem Aprendiz na qualidade de vida de seus participantes e da sociedade brasileira como um todo. A partir de um levantamento de dados dos Jovens Aprendizes que participaram do Programa foi possível encontrar informações e dados importantes para o estudo, como endereço, trabalho, contratações, grau de escolaridade e renda mensal dos participantes.
Foram analisados os dados de cerca de 90.000 jovens participantes. Em decorrência dos resultados quantitativos desse estudo conseguimos avaliar os IMPACTOS DIRETOS do Programa Jovem Aprendiz da RENAPSI na vida desses jovens brasileiros.
Confira:
A pesquisa nos mostrou que 78,3% dos jovens aprendizes matriculados no programa de aprendizagem em 2016 concluíram o Ensino Médio em 2018. Levando em consideração que no Brasil apenas 62% dos jovens concluem Ensino Médio até os 19 anos de idade (INEP/MEC, 2018), os índices do Programa de Aprendizagem são altos em comparação com os índices brasileiros.
Considerando os jovens que concluíram o programa entre 2009 e 2016, 61% dos jovens foram contratados e efetivados no setor privado após a conclusão do Programa Jovem Aprendiz, jovens que, talvez, em muitos outros casos não teriam outra oportunidade. Lembrando que nesse índice está refletida a vulnerabilidade social dos participantes do programa com menos acesso a oportunidades de trabalho. Ou seja, podemos afirmar que o resultado desta análise é positivo.
Porque comprovamos que o Programa de Aprendizagem da RENAPSI deixa um LEGADO SOCIAL POSITIVO na vida dos jovens. Além disso, o estudo também comprova a nossa trajetória como um Organização Não Governamental sem fins lucrativos que, há mais de 25 anos, tem como missão desenvolver ações e programas sociais que possibilite o inclusão, a participação cidadã e o acesso ao mundo do trabalho para os Jovens Aprendizes do Brasil.
Essa pesquisa também confirma a importância da capacitação profissional e da oportunidade do primeiro emprego, que tem o poder de contribuir com o desenvolvimento econômico e social do país como um todo.
E mais ainda! Promove o combate à evasão escolar, ao desemprego e até mesmo à criminalidade, dando oportunidades para jovens em condição de vulnerabilidade social e estimulando-os na construção de seus direitos, desenvolvendo autonomia e cidadania!
Por isso, se você tem uma empresa, considere Contratar um Aprendiz! Conheça nosso Programa e solicite o contato de um dos nossos consultores em todo o Brasil, clique aqui.
Se você é um Jovem e quer uma vaga no Programa Jovem Aprendiz, cadastre-se aqui!
E por último, compartilhe esse post, ajude a divulgar essa ideia e a importância da Aprendizagem – uma tecnologia de impacto social que vem mudando os rumos da juventude no país!
Copyright © Demà Jovem by Renapsi - 2024. Todos os direitos reservados. CNPJ: 37.381.902/0001-25.